Sugestões para o “Dia dos Pais”
Queridos Catequistas,
O Dia dos Pais se aproxima e a figura de São José não pode ser esquecida nas nossas celebrações e homenagens. São José, modelo de homem e de pai, nos ensina que o verdadeiro sentido da vida de um pai consiste em amar, servir e proteger a sua família.
Sugestões para o “Dia dos Pais”
- Organizar um painel com as mãos das crianças recortadas em cartolina onde cada um poderá escrever uma mensagem. Sugestão para o título: “Pai, muito obrigado pela “mãozinha” que você sempre me dá. Deus o abençoe!” ou “Parabéns, Pai! Obrigado pelo dom da vida”.
- As mãozinhas também podem servir como lembrança, recortando-se duas vezes e colando um palito de churrasco entre as duas para ficar mais firme. Ou cada catequizando pode construir uma bandeirinha com os dizeres: “Você é o melhor pai do mundo. Eu te amo!” No momento combinado, todos acenam com as “mãozinhas” ou com as bandeirinhas.
- Um pai pode ser convidado para falar sobre o que significa ser pai: responsabilidades e preocupações.
- Um catequizando pode falar sobre tudo que recebem dos pais e o que estão dispostos a dar-lhes como sinal de gratidão.
- Recordar S. José, o pai de Jesus: oferecer uma oração a São José aos pais: “A vós recorremos nas nossas tribulações, ó bem-aventurado São José, a fim de que, amparados pelo vosso exemplo e pelo vosso socorro, possamos viver santamente”. (Papa Leão XIII)
Dramatização sobre as vocações
Queridos Catequistas,
Oremos pelas vocações durante o mês de agosto, atendendo ao mandato de Cristo: “Pedi ao Senhor da Messe que mande operários para a sua vinha”
Dramatização
Vamos precisar:
- Crianças caracterizadas, conforme o texto.
- Bola, caderno, mochila, Bíblia, cadeira.
- Narrador (N).
N - Pedro e Joana se conheceram quando tinham 20 anos. (Entram os noivos). Namoraram e quando tiveram certeza de que realmente se amavam, ficaram noivos e marcaram a data do casamento. (Os noivos saem e voltam com os filhos). Pedro e Joana tiveram 2 filhos: um menino, Felipe e uma menina, Maria. São muito felizes. Formam uma família verdadeiramente cristã e trabalham muito ajudando à sua comunidade paroquial. (O casal sai e entra Felipe com uma bola)
Felipe gosta de jogar futebol, soltar pipa, de jogos eletrônicos e da companhia dos amigos. Já Maria, era mais quietinha e queria ser professora.
(Entra o casal: o pai e a mãe com um avental).
E assim Felipe foi crescendo, recebendo os cuidados da mãe, os ensinamentos do pai e o carinho da irmã. (mãe ajeita a roupa de Felipe e o pai vai andando com ele como se estivesse aconselhando).
Nos estudos, mostrava um grande futuro pela frente... (senta na cadeira e abre o caderno) mas Deus precisa de colaboradores, e um belo dia Felipe sentiu que fora chamado. (levanta e olha para o alto).
Começou a pensar, pensar... (vai até a Bíblia e a folhea) e mudou seus hábitos; foi se apaixonando pela Palavra de Deus e pela Igreja. (entram os pais e ficam olhando para ele)
Até que um dia, ele tomou uma decisão: Quero ser padre, disse aos pais. Eles o abraçaram e abençoaram.(fecha a Bíblia e olha para os pais).Seguiu seu caminho. (pega a mochila e sai). Entrou para o Seminário; foram anos de estudos, oração, e dedicação. E com a graça de Deus, ele conseguiu realizar o seu sonho. (Entra ele vestido de padre) . Sua irmã, foi chamada ao matrimônio. (Entra ela com seu noivo).
Em outra família, uma jovem também toma a decisão de se consagrar a Deus. (A frerinha entra e vai para junto da irmã de Felipe e o noivo ).
Todos têm uma vocação. Qual é a sua? (Música final).


Nenhum comentário:
Postar um comentário