terça-feira, 22 de maio de 2012

SUGESTÕES DO CATECRIANDO DA INICIAÇÃO CRISTÃ DA NOSSA ARQUIDIOCESE:

A Festa do Divino na Iniciação Cristã




“A nossa época difícil tem particular necessidade de oração.” E o Espírito Santo é o dom que vem ao coração do homem ao mesmo tempo que a oração. Na oração ele manifesta-se, antes de mais e acima de tudo, como o dom que vem em auxílio da nossa fraqueza.”(Dominum et Vivificantem – JPII)
Segundo a tradição, a Festa do Divino, que celebra Pentecostes, teve sua origem numa celebração estabelecida pela rainha Isabel (1271-1336), canonizada com o nome de Santa Isabel Rainha de Portugal, conhecida por seu grande amor aos pobres e pelo milagre dos pães e das rosas. A rainha mandou construir uma igreja dedicada ao Espírito Santo e essa devoção tornou-se uma das mais populares de Portugal, popularizando-se também, séculos depois no Brasil, com a chegada dos colonizadores.

Sugestão de atividade
Na festa tradicional, o Imperador, uma criança ou adulto era escolhido para presidir a festa. Havia a coroação e a confecção de um trono num local de destaque. O Imperador desfilava com seu cortejo.
Na Iniciação Cristã, a cada turma seria pedido um tipo de alimento para os pobres assistidos pela paróquia: uns trariam feijão, outros macarrão, leite em pó etc.
Para arrecadar os recursos para a realização dos festejos, fazia-se a Folia do Divino: grupos de cantadores visitavam as casas para abençoar as familias e pedir donativos. Levavam a Bandeira do Divino, ilustrada pela Pomba que simboliza o Espírito Santo, recebida com grande devoção pelos fiéis.
Cada turma da Iniciação Cristã, confeccionaria a sua bandeira do Divino com TNT vermelho, o desenho da pomba (que não pode faltar), e os demais enfeites ficariam por conta da criatividade de cada um.
No dia da festa, o cortejo seria feito com o desfile de todos os participantes exibindo suas coroas, a apresentação das bandeiras e o resultado da arrecadação dos alimentos.
Lembrando do conselho de João Paulo II acima citado, devemos aproveitar essas oportunidades para incentivarmos a devoção ao Divino Espírito Santo através de orações, músicas e leitura orante da Bíblia.





Queridos amigos da Iniciação Cristã,

Essa semana, a sugestão do nosso “Catecriando” é um lindo marcador para a Bíblia. Vamos lá?

Material:
  • Um retângulo de cartolina de 15x5 cm e outro de 15,5x5,5 cm de cores contrastantes
  • 2 quadrados de 7cm de lado de cartolina para a flor
  • Papel verde para o cabo e folha
  • Tesoura
  • Régua
  • Lápis de cor
  • Lápis
  • 10cm de fita
  • Gliter e caneta dourada (opcionais)

Passo-a-passo:

1. Cole o retângulo menor sobre o maior, deixando um friso em toda a volta.

2. Risque a flor duas vezes nos quadrados, recorte, pinte e cole uma sobre a outra, desencontrando as pétalas para dar maior volume.

3. Corte o cabo e a folha proporcionais ao tamanho da flor, que deve ficar em destaque, ultrapassando um pouquinho os limites do marcador.

4. Dobre a fita ao meio, una as pontas e cole na parte superior do marcador, de maneira que fique mais ou menos 4cm acima da borda.

5. Cole a flor prendendo a parte de baixo da fita, o cabo e a folha.

6. O miolo da flor pode ser de cor escura para destacar o nome de Jesus escrito em dourado.

7. No verso do marcador, escreva uma passagem bíblica que lhe sirva de inspiração.

8. Se quiser caprichar mais um pouquinho, faça na flor, no cabo e na folha, alguns pontinhos com guache branco e, depois de seca a tinta, passe delicadamente gliter transparente sobre cada ponto; eles parecem pequenos cristais e dão mais vida ao trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário