terça-feira, 31 de julho de 2012

ASSEMBLÉIA VICARIAL


                    CATEQUISTAS NÃO FALTEM A NOSSA ASSEMBLÉIA VICARIAL QUE SERÁ REALIZADA NA PAROQUIA DE SANTA ROSA DE LIMA EM JARDIM AMÉRICA.




DIA: 18 / 08 / 2012  

HORÁRIO
: 08H  ÀS  14H


                SUA PRESENÇA É INDISPENSÁVEL!!!  CONVIDE O SACERDOTE, DIACONOS, DA SUA PARÓQUIA VAI SER MUITO BOM!!!

OBs:Link do mapa da paróquia- https://maps.google.com.br/maps?q=Par%C3%B3quia+Santa+Rosa+de+Lima&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-22.813164,-43.320637&spn=0.005706,0.010568&cid=17114390411303197670&gl=BR&t=m&z=17

Uma boa reflexão para o mes de Agosto !!!

O catequista perfeito não existe. Como todo cristão, precisa de formação permanente. O perfil de catequista é moldado na formação e na prática que vai adquirindo na caminhada, assumindo a vocação do batismo de anunciar o Reino de Deus, lembrando que, antes de evangelizar, deve se deixar evangelizar.


O catequista deve ser consciente da missão e, ao assumir a catequese na comunidade, sentir-se pessoa integrada na comunidade, caminhar com ela, estar sensível aos seus problemas, desenvolvendo a consciência crítica diante de fatos e acontecimentos, que levem a comunidade à reflexão sobre a sua realidade, a partir de uma espiritualidade profunda de adesão a Jesus Cristo e à Igreja.


Deve ser uma pessoa de oração e alimentar sua vida com a Palavra de Deus e com a Eucaristia para ajudar a si mesmo e à comunidade a libertar-se do egoísmo, do pecado, e levá-la à celebração da vida na Liturgia.


O catequista precisa ser uma pessoa psicologicamente equilibrada, que sabe trabalhar em equipe, seja criativo, responsável, pontual, perseverante e tenha uma certa liderança.


Deve ter amor aos catequizandos e ter algumas noções de psicologia, didática, metodologia e técnica de grupo, e sentir dentro de si o ardor da vocação. Sem essa vocação, logo desanimará diante das exigências da ação catequética.


Nunca pode dizer que está pronto para sua tarefa, planejando e programando com o grupo de catequistas; participar de encontros na própria comunidade, paróquia ou fora; atualizar-se sempre, estudando os documentos orientativos da Igreja sobre catequese e outros assuntos atuais.


São desafios para a catequese não infantilizar a evangelização, reconhecer a experiência rica e diversificada da caminhada do Povo de Deus, reconhecer o catequizando como interlocutor e propor uma catequese vivencial, personalizada, que busca respostas de fé.


(Manuel Freixo dos Santos - Coordenação de Catequese do Regional Oeste I - MS)




Pai, permita que meu trabalho transmita a sua Palavra, e minha conduta seja guiada pela ação, em nome do Verbo. Que a infinita sabedoria e inocência de sua criação me envolvam, tornando-me um instrumento a seu serviço. Que eu saiba comunicar seu Evangelho, transformando-me em exemplo e testemunho de seu eterno amor, nesta imensa vida.
Concedei-me, Senhor, o dom da sabedoria que provém do vosso Santo Espírito. Dai-me o entendimento de vossa verdade para que eu possa vivê-la e comunicá-la a tantas pessoas que desejam conhecê-la. Iluminai-me com a luz da verdadeira fé para que eu possa transmiti-la aos corações sedentos de autenticidade.
Jesus, Mestre Divino, que formastes os apóstolos segundo os princípios do vosso Evangelho, conduzi-me sempre pelos caminhos de vossa verdadeira ciência.
Ajudai-me, Senhor, a assumir o compromisso de minha missão de catequista e fazei que eu me torne capaz de orientar muitos outros no caminho da verdadeira felicidade.
Que eu me deixe envolver profundamente pelo amor do Pai e possa comunicar esse amor aos meus irmãos e irmãs. Amém! 

SUGESTÕES CRIATIVAS DO CATECRIANDO DA NOSSA ARQUIDIOCESE



Sugestões para o “Dia dos Pais”




Queridos Catequistas,
O Dia dos Pais se aproxima e a figura de São José não pode ser esquecida nas nossas celebrações e homenagens. São José, modelo de homem e de pai, nos ensina que o verdadeiro sentido da vida de um pai consiste em amar, servir e proteger a sua família.

Sugestões para o “Dia dos Pais”
- Organizar um painel com as mãos das crianças recortadas em cartolina onde cada um poderá escrever uma mensagem. Sugestão para o título: “Pai, muito obrigado pela “mãozinha” que você sempre me dá. Deus o abençoe!” ou “Parabéns, Pai! Obrigado pelo dom da vida”.

- As mãozinhas também podem servir como lembrança, recortando-se duas vezes e colando um palito de churrasco entre as duas para ficar mais firme. Ou cada catequizando pode construir uma bandeirinha com os dizeres: “Você é o melhor pai do mundo. Eu te amo!” No momento combinado, todos acenam com as “mãozinhas” ou com as bandeirinhas.

- Um pai pode ser convidado para falar sobre o que significa ser pai: responsabilidades e preocupações.

- Um catequizando pode falar sobre tudo que recebem dos pais e o que estão dispostos a dar-lhes como sinal de gratidão.

- Recordar S. José, o pai de Jesus: oferecer uma oração a São José aos pais: “A vós recorremos nas nossas tribulações, ó bem-aventurado São José, a fim de que, amparados pelo vosso exemplo e pelo vosso socorro, possamos viver santamente”. (Papa Leão XIII)

Dramatização sobre as vocações




Queridos Catequistas,
Oremos pelas vocações durante o mês de agosto, atendendo ao mandato de Cristo: “Pedi ao Senhor da Messe que mande operários para a sua vinha”

Dramatização

Vamos precisar:
- Crianças caracterizadas, conforme o texto.
- Bola, caderno, mochila, Bíblia, cadeira.
- Narrador (N).

N - Pedro e Joana se conheceram quando tinham 20 anos. (Entram os noivos).  Namoraram e quando tiveram certeza de que realmente se amavam, ficaram noivos e marcaram a data do casamento. (Os noivos saem e voltam com os filhos)Pedro e Joana tiveram 2 filhos: um menino, Felipe e uma menina, Maria. São muito felizes. Formam  uma família verdadeiramente cristã e trabalham muito ajudando à sua comunidade paroquial.  (O casal sai e entra Felipe com uma bola)

Felipe  gosta de jogar futebol, soltar pipa, de jogos eletrônicos e da companhia dos amigos.   Já Maria, era mais quietinha e queria ser professora.

(Entra o casal: o pai e a mãe com um avental).
E assim Felipe foi crescendo, recebendo os cuidados da mãe, os ensinamentos do pai e o carinho da irmã. (mãe ajeita a roupa de Felipe e o pai vai andando com ele como se estivesse aconselhando).

Nos estudos, mostrava um grande futuro pela frente... (senta na cadeira e abre o cadernomas Deus precisa de colaboradores, e um belo dia Felipe sentiu que fora  chamado. (levanta e olha para o alto).

Começou a pensar, pensar... (vai até a Bíblia e a folhea) e mudou seus hábitos; foi se apaixonando pela Palavra de Deus e pela Igreja. (entram os pais e ficam olhando para ele)

Até que um dia, ele tomou uma decisão: Quero ser padre, disse aos pais. Eles o abraçaram e abençoaram.(fecha a Bíblia e olha para os pais).Seguiu seu caminho(pega a mochila e sai). Entrou para o Seminário; foram anos de estudos, oração, e dedicação.  E com a graça de Deus, ele conseguiu realizar o seu sonho.  (Entra ele vestido de padre) . Sua irmã, foi chamada ao matrimônio. (Entra ela  com seu noivo).

Em outra família, uma jovem também toma a decisão de se consagrar a Deus. (A frerinha entra e vai para  junto da irmã de Felipe e o noivo ). 

Todos têm uma vocação. Qual é a sua? (Música final).

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jovens conhecem a Oração Oficial da JMJ RIO2013



Na noite desta sexta-feira, dia 13 de julho, os jovens do mundo inteiro, em especial os cariocas, puderam conhecer a Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). Reunidos no Centro do Rio de Janeiro para testemunharem sua alegria e vida de oração para a sociedade, a juventude, juntamente com seu pastor, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, rezou, louvou, adorou e agradeceu a Deus por mais esta graça de poder ter uma oração que possibilitará a unidade e a intercessão de todo o povo de Deus em favor da JMJ Rio2013.

Dom Orani, que também é Presidente do Comitê Organizador Local da Jornada (COL), anunciou a Oração Oficial da JMJ Rio2013 após uma Missa realizada no Largo da Carioca, no Centro do Rio. Além disso, o Arcebispo enviou uma mensagem fraterna a todos os bispos do Brasil animando-os e convidando-os a promover a utilização da oração em suas dioceses em todas as missas dominicais, nos espaços em que os padres acharem oportunos.

— Pensar na Jornada Mundial da Juventude, é pensar numa realidade próxima e de grande impacto na vida dos nossos jovens e de toda a Igreja no Brasil. Para isso, sabemos que o caminho mais seguro nesta construção, é a oração. A Jornada, primeiramente, só é possível por meio das nossas orações e constante entrega a Deus, oferecendo todos os nossos sacrifícios diários, por amor a Deus e em prol dos frutos do evento, afirmou Dom Orani nem sua mensagem.

Logo após o anúncio os jovens saíram em procissão com 375 velas, pelas ruas do Centro da Cidade, até a Igreja de Sant’Ana (Praça Cardeal Leme,11), Santuário de Adoração Perpétua, onde participarão da Vigília dos Jovens Adoradores até às 6h de sábado, dia 14.

Em sua 9ª edição, a Vigília dos Jovens Adoradores desta vez terá como lema “Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente” (Jo 10,10) — o mesmo da JMJ de 1993 em Denver, nos Estados Unidos. A vigília está sendo transmitida ao vivo pela WebTV Redentor (aovivo.redentor.tv.br ).

Conheça a Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013):

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste
homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle proclamassem a
Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que
brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do
Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto
do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos
conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os
jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te
encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia, para
percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova
evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua
Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens
para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos
quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se
grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de
um mundo novo.

Amém!
* Colaboração: Raquel Araujo

Curso de Bioética Pastoral


As Escolas de Fé e Catequese, Mater Ecclesiae & Luz e Vida (núcleo Freguesia) realizarão o curso de Bioética Pastoral ministrado pelo professor Luís Osório. Serão apresentados os questionamentos mais frequentes nos diversos campos da biologia, biotecnologia, ecologia, entre outros. Serão fornecidos os conceitos básicos sobre os assuntos abordados  com base nos ensinamentos do Magistério da Igreja aos agentes de pastoral, para sua reflexão, diálogo e atuação na comunidade eclesial e na sociedade.
(Direito à Certificado)

Duração: 04/08 a 24/11
Local: Paróquia N. Sra. de Loreto
            (Freguesia – Vic. Jacarepaguá)
Horário: 15h30 às 17h00
Mensalidade: R$20,00
Informações: 2292-3132, r. 442

SUGESTÕES CRIATIVAS DO CATECRIANDO DA NOSSA ARQUIDIOCESE


Porta-retrato para os avós!



O “Dia dos Avós” é 26 de Julho, por ser o dia de Sant’ Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e avós de Jesus Cristo. Aproveite esta data para mandar uma mensagem de amor e carinho. E, se quiser caprichar ainda mais, o “Catecriando” pode dar uma “mãozinha” ensinando a fazer um lindo porta-retrato. Já imaginou o “sorrisão” do vovô e da vovó quando você chegar com um presente feito por você e com a sua foto? Vai ser um sucesso!

Material: papel corrugado / cola / régua / lápis / tesoura / foto tamanho postal / enfeites

Passo-a-passo:
1. Corte um retângulo de 35 x 13 cm no papel corrugado com as listras na posição vertical.
2. Vire o papel pelo avesso e faça as seguintes marcações: 2 cm / 14 cm / 6 cm / 13 cm. Com ajuda da régua, marque de leve com a ponta da tesoura cada linha traçada.
3. Dobre cada linha marcada com cuidado para não amassar o relevo do papel.
4. A parte que mede 6 cm, que corresponde à base do porta-retrato, deve ser forrada para o acabamento ficar melhor.
5. Passe cola no espaço de 2 cm, dobre para dentro e una as duas pontas do retângulo, sustentando para colar perfeitamente.  A estrutura está pronta.
6. Para colocar a foto, corte no papel corrugado quatro tiras de 1,5 cm, duas medindo 14 cm e duas com 13 cm.
7. No lado que mede 14 cm, que corresponde à parte da frente, cole primeiro as tiras verticais. Passe cola apenas na metade externa  para que a foto possa entrar.
8. Cole as tiras horizontais sobre as verticais nos quatro cantos do porta-retrato.
9. Decore com os objetos que escolheu.
10. Introduza a foto depois que o trabalho estiver bem seco.


Sugestão para celebrar o “Dia do Amigo”






Querido Catequista
Esta semana trazemos uma sugestão para celebrarmos o “Dia do Amigo”, dia 20 de julho. Que tal fazermos lindos cartões?   

“Há amigos mais queridos que um irmão”. (Pro 18,24)

“Depois de algum tempo você aprende que as verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida”. (Shakespeare)

Material: um retângulo de 20x15 cm de cartolina colorida/ meio metro de fita estreita / 1 retângulo de 12x8 cm de cartolina de outra cor / cola / régua / lápis / 1 adesivo ou dobradura.

Passo-a-passo:
1. Dobre ao meio o retângulo maior, passe a régua para marcar bem a dobra.
2. Marque o centro da parte da frente do cartão posicionando-o na horizontal e riscando de leve com o lápis. Risque também a parte de trás.
3. Passe cola sobre a linha traçada e cole a fita, começando pela frente, dando a volta pelo lado de dentro até juntar as duas pontas. A emenda da fita ficará na parte da frente mais próxima da lateral do cartão e não no meio.
4. Faça um pequeno laço com a mesma fita e cole sobre a emenda para que não apareça.
5. Use a dobradura, o adesivo ou mesmo um pequeno fuxico em forma de flor e cole também sobre a fita.
6. Contorne o cartão com caneta dourada e cole o retângulo menor na parte de dentro onde escreverá a mensagem. Fácil, não?


Dinâmica: A Caixa de Presente




Objetivo: virtudes e valores. 

Formação em círculo. 

O que vai precisar: uma caixa embrulhada para presente com balas. O conteúdo deve ser bem preparado de modo que não se perceba o que há dentro. 

Desenvolvimento: 

Dirigente: Escolhe alguém do grupo e diz: 

- Este presente é especial; passe-o para a pessoa que você considera a mais simpática do grupo. 

- Parabéns! Porém, a sua simpatia não fará com que você permaneça com o presente. Passe-o para a pessoa mais alegre. 

- Parabéns! A sua alegria é muito importante para o grupo, mas passe o presente para a pessoa que você considera mais atenciosa. 

- Parabéns! Saiba que você é uma pessoa muito querida, mas isso ainda não a torna dona do presente. Passe-o para quem você considera mais inteligente. 

- Você está com a bola, menos com o presente. Entregue-o a quem você considera mais tímido. 

- Poderia ser seu, se não houvesse entre nós uma pessoa que é a muito dedicada à oração. Dê o presente a ela. 

- Parabéns! Você é exemplo para o grupo e sabemos que entregará o presente ao irmão mais humilde. 

- Parabéns! A humildade é uma grande virtude e você poderia ficar com o presente se, entre nós, não houvesse uma pessoa que se mostra simples e honesta. Passe-o para ela. 

- Parabéns! Com tanta honestidade você saberá reconhecer a pessoa mais generosa do grupo. Entregue o presente a ela. 

- Muito bem! A sua generosidade fará com que você reparta o presente com todos! Parabéns!


Dinâmica: Semeando Alegria




Queridos Amigos,
 “Aquele que teme ao Senhor faz amigos verdadeiros, pois tal como ele é, assim é seu amigo.” (Eclo 6, 17)

Objetivos:
- Promover um clima de confiança, de valorização pessoal no grupo.
- Dar e receber estímulos positivos buscando fortalecer os laços de amizade no grupo.

Material: lápis e papel.

Desenvolvimento:
1. O animador formará subgrupos.
2. Em seguida, dirá o seguinte: Muitas vezes um pequeno presente tem muito mais valor para nós, do que um que tenha custado muito caro. Às vezes ficamos preocupados porque não fomos capazes de realizar grandes coisas e não nos importamos com pequenos atos de grande significado. A minha proposta  é que vocês façam essa experiência: oferecer uns aos outros pequenos presentes que certamente representarão muito para cada um.
3. O animador explicará que cada um envie mensagens a todos do seu grupo, inclusive àquele pelo qual não tem simpatia. Que busquem algo positivo em todos e prefiram escrever uma mensagem especial para aquela pessoa e não um comentário que serviria a todas.
4. Procurem dizer a cada um aquilo que foi observado: seus pontos altos, seus êxitos, sempre em primeira pessoa:”Eu gostei... “ou “Eu sinto...”
5. Quem quiser poderá assinar a mensagem.
6. Terminando, os papéis serão dobrados e do lado de fora escrito o nome da pessoa a quem se dirige e são colocados numa caixa para serem entregues.
7. Depois de todos lerem, são convidados a comentar o que sentiram ao receber suas mensagens.
8. Sucesso!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Notícias!!

 CATEQUISTAS O NOSSO VICARIATO ESTÁ CONVOCANDO VOCE E SEUS CATEQUISTAS E CATEQUISANDO PARA ESTAREM PRESENTES AMANHÃ SEM FALTA
NA NOSSA HORA SANTA DA SEMANA EUCARÍSTICA, AS 10 HORAS DA MANHÃ NA IGREJA DE SANTANA COM A PRESENÇA DE D. PEDRO CUNHA.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROXIMA REUNIÃO DO NOSSO VICARIATO SERÁ NO DIA 19 DE JUNHO (TERÇA FEIRA) ÀS 14;00 NÃO PERCAM!!! PARA TODOS OS COORDENADORES E CATEQUISTAS

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VEM AI A NOSSA 2° JORNADA CATEQUÉTICA NA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO DE OLARIA NO DIA 21 DE JULHO, RESERVE E ANOTE LOGO NA SUA AGENDA, GENTE ISSO É COMPROMISSO, NAO PODE FALTAR!!! COMPAREÇA VAI SER MUITO BOMMM !!! VA AVISANDO A TODOS OS CATEQUISTAS É PARA TODO O VICARIATO LEOPOLDINA, CONVIDE DIÁCONO, SACERDOTES, CONSAGRADOS QUE VOCE CONHECE PARA PARTICIPAR TAMBÉM!!! BREVE IREMOS POSTAR MAIORES DETALHES!

 CAPELA DE SAO PAULO
MISSIONÁRIO DA 6° FORANIA


Coroação de Nossa Senhora.



AMIGOS CATEQUISTAS CONHEÇA AGORA OS NOSSOS PATRONOS DA JMJ -2012:

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Sagrado e as Marchas

      O respeito ao sagrado encontra-se presente ao longo de toda a história da humanidade, em todas as civilizações e culturas, e, ao ser reconhecido esse espaço divino na vida dos povos, é possível estabelecer as condições para que os lugares, as pessoas e os objetos sacros sejam realmente valorizados e protegidos.

     Infelizmente, nos últimos anos, o Brasil tem presenciado, com surpresa e, às vezes, com justa indignação, uma série de ataques verbais e até mesmo físicos à Igreja Católica.

     Recentemente, por razão de uma Marcha – que não merece aqui sua identificação – houve a invasão da Igreja Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no horário em que se celebrava a Missa para as crianças.

     Palavras ofensivas, atitudes despudoradas, reações violentas, agrediram e desrespeitaram profundamente a sacralidade desse local e, se não tivessem agido as forças de segurança da cidade, não se poderia prever qual seriam os resultados de tamanha afronta à fé dos cidadãos católicos da nossa Cidade Maravilhosa.

     A Igreja Católica é – e sempre será – uma grande defensora dos valores humanos e sociais que dão a garantia de que o Brasil, com seu caráter acolhedor, solidário e respeitador das diferenças étnicas, culturais e religiosas, continua configurando a nossa civilização e cultura aberta para todos.

     O que a Igreja Católica não pode aceitar são grupos minoritários que, querendo impor na sociedade carioca a violência, a balbúrdia, o desrespeito e a agressividade verbal, acreditam estar certos nas suas formas de reivindicar direitos.

     Os católicos que presenciaram essa invasão do espaço sacro da Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, e aqueles que a assistiram pelos noticiários televisivos e pela rede social, pedem aos cidadãos cariocas que, daqui para frente, debatam seus direitos e não ofendam a Igreja, dialoguem suas ideias e não a caluniem, respeitem as diferenças de valores e não agridam com palavras e gestos a nossa Mãe, a Igreja Católica.

     As religiões cristãs reconhecem no próximo um irmão e uma irmã em humanidade. Oferecem a todos a possibilidade de conhecer Deus, e isto em plena liberdade.

     Assim elas contribuem à edificação de uma sociedade onde o respeito mútuo, a fraternidade e a solidariedade estão muito acima das diferenças culturais, ideológicas e até mesmo religiosas.

     Oxalá o triste fato do último dia 26 de maio não volte a acontecer e que qualquer Marcha com intenção de visibilizar alguma luta social, que é digna de ser tratada, seja pacífica e, principalmente, não seja nunca mais invasora de espaços sagrados da Igreja Católica.




                                            "O Senhor te abençoe e te guarde." 

Notícias aos Catequista do Vicariato Leopoldina

           
    CATEQUISTAS O NOSSO VICARIATO ESTÁ CONVOCANDO VOCE E SEUS CATEQUISTAS E CATEQUISANDO PARA ESTAREM PRESENTES AMANHÃ SEM FALTA
NA NOSSA HORA SANTA DA SEMANA EUCARÍSTICA, AS 10 HORAS DA MANHÃ NA IGREJA DE SANTANA COM A PRESENÇA DE D. PEDRO CUNHA.



   PROXIMA REUNIÃO DO NOSSO VICARIATO SERÁ NO DIA  19 DE JUNHO (TERÇA FEIRA)  ÀS  14;00    NÃO PERCAM!!!  PARA TODOS OS COORDENADORES E CATEQUISTAS




    VEM AI A NOSSA 2°  JORNADA CATEQUÉTICA NA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO DE OLARIA  NO DIA 21 DE JULHO, RESERVE E ANOTE LOGO NA SUA AGENDA, GENTE ISSO É COMPROMISSO, NAO PODE FALTAR!!!  COMPAREÇA VAI SER MUITO BOMMM !!! VA AVISANDO A TODOS OS CATEQUISTAS É PARA TODO O VICARIATO LEOPOLDINA, CONVIDE DIÁCONO, SACERDOTES, CONSAGRADOS QUE VOCE CONHECE PARA PARTICIPAR TAMBÉM!!!   BREVE IREMOS POSTAR MAIORES DETALHES!

terça-feira, 22 de maio de 2012

SUGESTÕES DO CATECRIANDO DA INICIAÇÃO CRISTÃ DA NOSSA ARQUIDIOCESE:

A Festa do Divino na Iniciação Cristã




“A nossa época difícil tem particular necessidade de oração.” E o Espírito Santo é o dom que vem ao coração do homem ao mesmo tempo que a oração. Na oração ele manifesta-se, antes de mais e acima de tudo, como o dom que vem em auxílio da nossa fraqueza.”(Dominum et Vivificantem – JPII)
Segundo a tradição, a Festa do Divino, que celebra Pentecostes, teve sua origem numa celebração estabelecida pela rainha Isabel (1271-1336), canonizada com o nome de Santa Isabel Rainha de Portugal, conhecida por seu grande amor aos pobres e pelo milagre dos pães e das rosas. A rainha mandou construir uma igreja dedicada ao Espírito Santo e essa devoção tornou-se uma das mais populares de Portugal, popularizando-se também, séculos depois no Brasil, com a chegada dos colonizadores.

Sugestão de atividade
Na festa tradicional, o Imperador, uma criança ou adulto era escolhido para presidir a festa. Havia a coroação e a confecção de um trono num local de destaque. O Imperador desfilava com seu cortejo.
Na Iniciação Cristã, a cada turma seria pedido um tipo de alimento para os pobres assistidos pela paróquia: uns trariam feijão, outros macarrão, leite em pó etc.
Para arrecadar os recursos para a realização dos festejos, fazia-se a Folia do Divino: grupos de cantadores visitavam as casas para abençoar as familias e pedir donativos. Levavam a Bandeira do Divino, ilustrada pela Pomba que simboliza o Espírito Santo, recebida com grande devoção pelos fiéis.
Cada turma da Iniciação Cristã, confeccionaria a sua bandeira do Divino com TNT vermelho, o desenho da pomba (que não pode faltar), e os demais enfeites ficariam por conta da criatividade de cada um.
No dia da festa, o cortejo seria feito com o desfile de todos os participantes exibindo suas coroas, a apresentação das bandeiras e o resultado da arrecadação dos alimentos.
Lembrando do conselho de João Paulo II acima citado, devemos aproveitar essas oportunidades para incentivarmos a devoção ao Divino Espírito Santo através de orações, músicas e leitura orante da Bíblia.





Queridos amigos da Iniciação Cristã,

Essa semana, a sugestão do nosso “Catecriando” é um lindo marcador para a Bíblia. Vamos lá?

Material:
  • Um retângulo de cartolina de 15x5 cm e outro de 15,5x5,5 cm de cores contrastantes
  • 2 quadrados de 7cm de lado de cartolina para a flor
  • Papel verde para o cabo e folha
  • Tesoura
  • Régua
  • Lápis de cor
  • Lápis
  • 10cm de fita
  • Gliter e caneta dourada (opcionais)

Passo-a-passo:

1. Cole o retângulo menor sobre o maior, deixando um friso em toda a volta.

2. Risque a flor duas vezes nos quadrados, recorte, pinte e cole uma sobre a outra, desencontrando as pétalas para dar maior volume.

3. Corte o cabo e a folha proporcionais ao tamanho da flor, que deve ficar em destaque, ultrapassando um pouquinho os limites do marcador.

4. Dobre a fita ao meio, una as pontas e cole na parte superior do marcador, de maneira que fique mais ou menos 4cm acima da borda.

5. Cole a flor prendendo a parte de baixo da fita, o cabo e a folha.

6. O miolo da flor pode ser de cor escura para destacar o nome de Jesus escrito em dourado.

7. No verso do marcador, escreva uma passagem bíblica que lhe sirva de inspiração.

8. Se quiser caprichar mais um pouquinho, faça na flor, no cabo e na folha, alguns pontinhos com guache branco e, depois de seca a tinta, passe delicadamente gliter transparente sobre cada ponto; eles parecem pequenos cristais e dão mais vida ao trabalho.

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PRÉ CATECUMENATO INFANTIL NOS VICARIATOS LEOPOLDINA E SUBURBANO


No último dia 21 de abril aconteceu o encontro de formação para os catequistas do pré-catecumenato infantil na Paróquia Bom Jesus da Penha, que deu um show em acolhimento e organização.

    O tema principal foi baseado na passagem da Samaritana, seguido de muitas sugestões, como: dinâmicas, avental para contar histórias, massinha para modelar, modelos de cântaros e recursos para a explicação da passagem, fantoches, além de muita música com os irmãos Egder e Erick.
    No último dia 21 de abril aconteceu o encontro de formação para os catequistas do pré-catecumenato infantil na Paróquia Bom Jesus da Penha, que deu um show em acolhimento e organização.

   O tema principal foi baseado na passagem da Samaritana, seguido de muitas sugestões, como: dinâmicas, avental para contar histórias, massinha para modelar, modelos de cântaros e recursos para a explicação da passagem, fantoches, além de muita música com os irmãos Egder e Erick.

Eventos

Curso de defesa da fé católica

A Paróquia São Brás e a Escola de Evangelização Santo André realizarão o curso Apologética (defesa da fé católica), na primeira e terceira sexta-feira de cada mês, a partir do dia 4 de maio, às 20h. Entre os temas que serão abordados estão: “A fundação da Igreja Católica”; “Bíblia: a Palavra de Deus e os livros apócrifos”; “A mediação dos santos”; “O sufrágio pelos mortos”; “Fé x Obras”. O endereço é Rua Andrade Figueira, 158, em Madureira.

Curso: Bíblia em Comunidade

O Serviço de Animação Bíblica, em parceria com a Livraria Paulinas, realiza o curso Bíblia em Comunidade - Visão Global da Bíblia, que tem como objetivo capacitar responsáveis por educação bíblica em comunidades, grupos de reflexão, paróquias, escolas bíblicas e catequese.

O curso acontecerá de março a novembro, no terceiro sábado de cada mês, das 9h às 12h. O primeiro encontro será no dia 17 de março.

O curso será ministrado na Livraria Paulinas, localizada na Rua Sete de Setembro, 81A, no Centro.
O valor é de R$25,00 por mês, com o material incluído.
Informações (21) 2232-5486

Diretório Arquidicesano da Iniciação Cristã

Foi lançada a edição revista e atualizada do Diretório Arquidiocesano da Iniciação Cristã . Maiores Informações na Livraria Nossa Senhora da Paz (2521-7299) ou no almoxarifado do Ed. João Paulo II (2292-3132 - ramal 370).

Basta escrever para: catequese: